Consultoria

Em fevereiro de 2012, a JL GERENCIAMENTO DE PROJETOS foi designada pela FREYSSINET como Agente Exclusivo para divulgação da Tecnologia de torres de concreto para parques eólicos com alturas superiores a 100 metros com montagem sem uso de grandes guindastes.

Foram efetuados contatos e apresentações junto aos maiores investidores e fabricantes de aerogeradores com atuação no mercado Brasileiro, durante o ano de 2012 e 2013.

Em março de 2014 a Freyssinet Wind , assinou um acordo global com a Alstom, para o fornecimento com exclusividade, desses tipos de torres.

Tem se notícias, de que a Alstom/Freyssinet Wind, se prepara para o primeiro fornecimento ao mercado, com início de fabricação para o segundo semestre de 2014, em fábrica a ser implantada incialmente no Nordeste.

A tecnologia dessas torres, contribuirá em muito para o aumento de geração de energia dos Parques Eólicos, onde o terreno sofre ação da rugosidade provocada por obstáculos junto aos Parques.

Graças à instalação de uma estrutura temporária e uma fábrica de elementos pré-moldados s perto do parque eólico, cada elemento da torre de concreto serão produzidos e montados, no local ou nas proximidades antes da instalação completa da turbina, permitindo aumento do conteúdo local, e redução dos custos de transporte.

A Freyssinet desenvolveu um exclusivo método de instalação “Eolift” com base em técnicas de levantamento pesados comprovados utilizados na engenharia civil. O método facilita a montagem da torre em alturas superiores a 120 metros, além de reduzir contingências relativas a condições rigorosas, como as condições de vento forte durante a instalação.

Ao fornecer uma gama completa de torres de concreto, aço ou híbrida ,  somando-se ao método de montagem que é  o mais recente em tecnologia de instalação, agora é possível considerar a instalação de um parque eólico em ambientes mais complexos, a custos competitivos e dentro de tempos de conclusão competitivos.

http://www.elp.com/articles/2014/03/alstom-signs-wind-turbine-deal-with-freyssinet.html

15 Aplicativos aque todo Engenheiro deveria ter no Celular

A JL Gerenciamento preparou uma lista de apps para facilitar a vida dos nossos amigos estudantes e profissionais de engenharia. Confira as dicas desta semana de apps para Android, iOS e Windows Phone.

1. AutoCAD 360

  autocadwsA versão mobile do software da AutoCAD 360 é um aplicativo móvel simples para a criação de desenhos  que permite visualizar, editar e compartilhar desenhos do AutoCAD através de dispositivos móveis, Web  e área de trabalho, a qualquer momento, em qualquer lugar.

 

2. iEngineer

iengineer-icon

 iEngineer oferece um banco de dados que lhe dá a informação que você está procurando uma maneira muito rápida. Ele vai ajudar você a entender se uma parte, como um parafuso, pode suportar certa força ou se você estiver usando o equipamento correto para o seu trabalho.

 

3. Graphing Calculator

 unnamedEste aplicativo valioso transforma seu smartphone em uma ferramenta multifuncional que inclui uma      plotter de alta resolução, conversor de unidades, desenhar gráficos e usar a calculadora científica.

 

4. iCircuit

iCircuit-Banner8

Utilizado para construir circuitos do seu projeto e simulador avançado que pode ser manipulado tanto de forma analógica quanto os circuitos digitais.

 

5. MagicPlan

aXuxvKfA_400x400

Criação,anotação da planta com dimensões: medidas entre objetos e paredes(ou outros objetos) e edição de plantas baixas.

 

 

 

6. Floor Plan Creator

unnamed (1)       

  Criação e edição de plantas baixas residencial, predial.

 

 

7. CAD Touch

unnamed (2)  Alternativa ao Autocad, solução CAD profissional que reinventa completamente desenho no local,  dando aos profissionais de diversas áreas principais, o poder de medir, desenhar e ver o seu trabalho  on-site.

 

 

8. EveryCircuit

unnamed (3)

  Aplicativo que permite a criar e simular circuitos digitais. Esta aplicação permite observar, em tempo  real, os resultados produzidos por um conjunto de entradas, as variações da voltagem, entre outros.

 

 

9. WolframAlpha

unnamed (4)

 O aplicativo usa sua vasta coleção de algoritmos e dados para calcular respostas e gerar relatórios. Excelente para operações matemáticas para Engenharias.

 

 

10. Force effect

unnamed (5)

 Um aplicativo de engenharia móvel para simulação de conceitos de design. Faz toda a simulação e cálculos de engenharia para você direto no seu dispositivo móvel.

 

 

 

11. DROID48

unnamed (6)  Aplicativo emulador da calculadora científica HP-48G. Porta do projeto X48 (fontes disponíveis no   github).

 

 

 

12. MSCalc

unnamed (7) É um aplicativo de Engenharia Civil, voltado para cálculo de estruturas de concreto armado de acordo com a norma brasileira NBR6118, revisão de 2014.

 

 

13. ElectroDroid

 unnamed (8) É a aplicação mais completa da área da electrónica para a plataforma Android. A aplicação encontra-se dividida em três partes: Calculadoras, Pinout e outros Recursos.

 

 

 

14. FrameDesign

unnamed (9) É um aplicativo intuitivo e apresentam elementos finitos é especialmente útil para profissionais da área que desejam projetar quadros 2D.

 

 

 

15. Engineering Unit Converter

unnamed (10)

 

Conversor de unidades.

 

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais

 JL Twitter  JL Linkedin

8 Cursos Gratuitos On-line de Capacitação em Energias Renováveis

Hoje em dia é possível estudar sem sair de casa. Conheça algumas universidades no Brasil e no mundo que oferecem cursos gratuitos e com certificados pela internet. 

O primeiro site que indicamos é o Veduca.  Após o cadastro, você terá acesso a videoaulas de grandes universidades norte-americanas legendadas em português. Em junho de 2013, foram lançados cursos online abertos, e em outubro, o primeiro MBA em Engenharia e Inovação. Também é possível adquirir um certificado validado pelo Ministério da Educação, por meio do programa pago de certificação, oferecido pelo Centro Universitário UniSEB.

Energias renováveis

577834_362870080419038_1314481756_n

Programa de Capacitação para geração e uso de energias limpas na América Latina. Curso desenvolvido pela ONU em cooperação com a Universidade de Salamanca e a Universidade Politécnica de Madri. As disciplinas abordam as principais técnicas para geração limpa de energia e a construção de edifícios energeticamente eficientes. São 112 horas de aula e o curso conta com certificação. 

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link: www.veduca.com.br/cursos/gratuitos/mooc-energias-renovaveis

 Energia Mini Eólica

projeto-mini-aerogerador-700x357

Vídeo-aulas sobre a tecnologia eólica de pequena potência, especialmente para sua utilização em na região ALC.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link:  www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao/energia-mini-eolica.html

Energia e Mudanças Climáticas

© WWF / Anton VORAUER

© WWF / Anton VORAUER

Reúne diferentes materiais relacionados com as questões da mudança climática, a fim de que o aluno tenha um conhecimento geral do problema, bem como das estratégias desenvolvidas pela legislação e economia ambiental.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link:  www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao/energia-e-mudancas-climaticas.html

Biogás

Guatapar (1)

Tem objetivo geral proporcionar uma perspectiva global do Biogás em um contexto energético e ambiental da região da América Latina e do Caribe (ALC).

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link:  www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao/o-biogas.html

Pequenas Usinas Hidrelétricas

hj8-hidreletrica

Apresenta os fundamentos teóricos relativos ao estudo de um aproveitamento hidrelétrico em uma localidade determinada, bem como revelar os diferentes tipos de pequenas usinas hidrelétricas e seus componentes: da obra civil ao equipamento eletromecânico.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link: www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao/pequenas-usinas-hidreletricas.html

Energia Solar Fotovoltaica

curso-energia-solar-700x357

O objetivo geral deste módulo é dotar os alunos dos conhecimentos necessários para que sejam capazes de entender os fundamentos da conversão fotovoltaica, o estado atual da tecnologia e como evoluiu desde seu principio até o ponto de desenvolvimento atual, bem como os distintos tipos e características dos sistemas fotovoltaicos.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link: www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao/energia-solar-fotovoltaica.html

Energia Solar Térmica

energia-solar-sol-700x357

O objetivo do curso de Energia Solar Térmica é dar uma panorâmica geral das aplicações potenciais da tecnologia solar térmica, destacando aquelas que melhor se ajustam aos países ALC.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link: www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao/energia-solar-termica.html

Eficiência Energética em Edifícios

Certificado-de-eficiencia-energética

O objetivo do módulo é capacitar os estudantes para realizar a análise energética dos edifícios, incorporando a estes técnicas de eficiência energética. O alcance do estudo abarca tanto os aspectos energéticos do desenho arquitetônico, como a incorporação ao mesmo de sistemas solares ativos de geração energética para climatização.

Para saber mais informações sobre o curso, acesse esse link: www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao/modulo-eficiencia-energetica-em-edificios.html

Fontes: Unido e  Veduca

Siga-nos em nossas redes sociais

JL Twitter  JL Linkedin

Os 10 maiores aerogeradores do mundo

 Um estudo realizado por cientistas suíços e holandeses, liderados por Marloes Caduff do Instituto de Engenharia Ambiental da ETH Zurich, mostrou que quanto maior for o tamanho do aerogerador, mais “verde” será a eletricidade produzida pela energia eólica. Este efeito deve-se tanto ao tamanho do aerogerador, como à aprendizagem e a experiência adquirida com a tecnologia ao longo do tempo.

Os maiores aerogeradores do mundo aqui apresentados foram desenvolvidos durante os últimos dois anos, sendo a exceção a Enercon E126. O critério usado para esta listas dos 10 maiores aerogeradores do mundo é com base no diâmetro das pás.

1. Vestas V164 8MW

O aerogerador Vestas V164 8 MW é o mais recente na lista de top 10. A Vestas V164 surgiu em janeiro de 2014, quase três anos após o projeto> ser apresentado pela primeira vez em Londres. O V164 é voltado para o sistema offshore. As principais caraterísticas são as pás com 80 metros de longitude e uma nacelle superleve que venceu a categoria de inovação em design nos Windpower Monthly’s annual wind turbine awards. A primeira máquina foi instalada para teste no centro nacional Dinamarquês de aerogeradores em Osterild.

 Vestas

Vestas

 

2. Enercon E126 7.5MW

Enercon

Enercon

A maioria dos aerogeradores aqui listados são projetados para o mercado offshore. Mas o Enercon E126 7.5MW, é puramente projetado para o setor onshore. Os 6MW da segunda geração do Enercon E-126, introduzido em 2007, possuía uma torre de betão com uma altura no hub de 135 metros, e pás híbridas compostas por lâminas de aço e compósito, com um diâmetro de rotor de 127 metros. O E126 também possui um gerador com um diâmetro de 12 metros . Atualmente encontram-se em funcionamento cerca de 34 aerogeradores E-126.

3. Samsung S7.0 171 7MW

Samsung S7.0

Samsung S7.0

O modelo da Samsung S7.0 promete ser uma série inovadora que vai representar a próxima geração de aerogeradores em desenvolvimento para o mercado. Este é o primeiro protótipo a ser construído diretamente num site de testes na Escócia e ficou concluido em Outubro de 2013.  Entre as suas características, destaca-se o comprimento da pá que será a mais comprida do mundo com quase 85 metros.  Infelizmente, é pouco provável que o Samsung S7.0 entre em produção uma vez que a empresa Coreana informou que deverá sair do mercado de energia eólica offshore.

4. MHI SeaAngel 7MW

MHI SeaAngel

MHI SeaAngel

À semelhança da Samsung S7.0MW a MHI SeaAngel foi instalada na Escócia no início de 2015. Comparando com a Samsung tem duas semelhanças, ambas são de 7MW e é pouco provável que entre em produção em séria. O aerogerador MHI SeaAngel está em quarto lugar logo após a Samsung devido a ter um comprimento de rotor ligeiramente inferior com 167 metros.

5. Senvion 6M Series

Senvion 6M Series

Senvion 6M Series

Embora existam inúmeros protótipos com 6MW de potencia, o aerogerador Senvion de 6.2MW para onshore e offshore é atualmente o maior aerogerador instalado no mar aberto. O aerogerador tem como objetivo continuar o sucesso conseguido com o seu antecessor 5MW, que foi um dos maiores quando foi lançado em 2004 e usado em grandes projetos do Mar do Norte e no mar da Irlanda, como o parque eólico de 150MW em Ormonde.  O comprimento do rotor é de 126 metros, enquanto no exterior a altura da torre varia entre 85-95 metros.

6. Siemens SWT-6.0 150

Siemens SWT-6.0 150

Siemens SWT-6.0 150

O aerogerador Siemens SWT-6.0 apenas existe como protótipo e está instalado em on-shore, mas vai possuir uma das maiores pás do mundo com 75 metros de comprimento.

7. Alstom Haliade 150 – 6MW

Alstom Haliade 150

Alstom Haliade 150

O Haliade 150 é outro dos aerogeradores offshore da série de 6MW, Alstom Haliade está atualmente em fase de testes na França.  O Haliade 150 detinha o recorde das pás com maior comprimento (73 metros) que co-desenvolveu em parceria com a LM Wind Power até à chegada da Siemens que fabricou pás com 75 metros de comprimento. O Haliade da Alstom Wind vai integrar o maior programa offshore de França com um total previsto de 3GW, existindo já um acordo entre a Alstom Wind e o governo Francês.

8. Sinovel SL6000

Sinovel SL6000

Sinovel SL6000

O modelo SL6000 do fabricante chinês Sinovel encontra-se atualmente em fase de testes na China, sendo até este momento o maior aerogerador instalado nesse país. O SL6000 possui uma potência instalada de 6MW e um  diâmetro de rotor com 128 metros de comprimento. Foi já testado com uma temperatura de 45 ºC e uma velocidade de vento até 62.5 metros/segundo. O modelo SL6000 descende do modelo anterior SL5000 que também se encontra em fase de testes.  O fabricante Sinovel afirma que se encontra na fase final de desenho e projeto de um aerogerador com uma potência de 10 MW.

9. Areva M5000

Areva M5000

Areva M5000

O aerogerador Areva M5000 é em teoria o modelo mais antigo desta lista dos 10 maiores aerogeradores do mundo. Foi originalmente desenvolvido pela empresa Aerodyn nos finais dos anos 90.

Este modelo é atualmente um dos poucos aerogeradores offshore que ainda se encontra disponivel comercialmente (no projeto Alpha Venus no mar do norte da Alemanha). No último ano a empresa Areva anunciou que estava a desenvolver um upgrade no tamanho do rotor dos atuais 113 metros para os 136 metros. Está previsto que o Areva M5000 venha a integrar um dos projetos de energia eólica offshore Franceses no canal inglês.

10. Gamesa G5MW

Gamesa G5MW

Gamesa G5MW

O modelo da Gamesa G5MW é essencialmente um incremento do modelo onshore de 4.5MW. O aerogerador está atualmente em fase de testes na Gran Canária, possui um rotor com 128 metros, como a maior parte dos modelos offshore foi desenvolvido para as classes de vento I. Este modelo foi principalmente projetado para locais próximos da orla costeira até profundidades máximas de 35 metros.

Fonte: Portal Energia

All About Energy 2015

Será realizado nos dias 10 e 12 de junho de 2015, a nona edição do All About Energy. E o nosso diretor João Junqueira já confirmou a sua
participação na RODADA DE NEGÓCIOS, em um dos eventos mais importantes na área de energia eólica, solar e demais renováveis.

O acontecerá no Complexo Portuário da Cia Docas do Ceará, Praia Mansa/CE.

Inscrições no site: www.allaboutenergy.com.br